DESINFORMAÇÃO EM MASSA

Em um anúncio cheio de pompas com direito a vários “aspones” aplaudindo a iniciativa, o Prefeito Aurélio Goiano junto com o Secretário Marcos Vinícius, anunciara a entrega de 02 respiradores novos para a UPA na forma de um “presente”.

Seria de uma eficiência espantosa que em apenas 07 dias a prefeitura tenha conseguido realizar a licitação para a aquisição dos equipamentos que faziam tanta falta naquela unidade de saúde.

Farejando a picaretagem, a vereadora Maquivalda Barros desconfiou da enorme eficiência e encaminhou ofício solicitando informações sobre a inaudita competência dos “gestores”. A resposta foi publicada no site do Felipe Tommy, onde finalmente foi exposta a manobra. Os respiradores de modelo LUFT 5 já faziam parte do patrimônio da prefeitura e foram cedidos a UPA pela OSS que gerencia o HGP, a ASELC.

Ocorre que tem um detalhe que passou desapercebido pela vereadora. O modelo que foi apresentado é o LUFT 3 , que deixou de ser fabricado em 2020 e encontra-se com o seu registro na ANVISA vencido desde 2023 e não o modelo LUFT 5.

Considerando que a utilização de equipamentos sem registro na ANVISA constitui infração sanitária e ainda considerando que ninguém pode alegar desconhecimento da Lei para benefício próprio, necessário se faz a  indagação:

Porque se colocar em risco a vida da população parauapebense que já sofre demais sem saúde ao colocar um funcionamento equipamentos que não possuem mais autorização?

O mais espantoso nisso tudo é que o secretário, que é médico, não tenha conhecimento disso.

Para quem tem dúvidas, sugerimos fortemente o acesso ao site da ANVISA para melhor informações:

https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2019/produtos-para-a-saude-sem-registro-sao-apreendidos


Deixe um comentário